TÍTULO:
Desmatamento: “Uma ação humana”.
JUSTIFICATIVA
Em virtude ao descaso que a
natureza é submetida, devido à ação devastadora do ser humano através do
desmatamento, causando assim, um desequilíbrio ambiental, é que este trabalho visa
orientar e fornecer subsídios para a realização de uma prática mais condizente
com os dias atuais, apresentando situações que permita aos discentes uma
reflexão sobre as consequências dessas ações em relação ao meio ambiente.
Diante desse problema, a escola
por ser um local em que a educação é sistematizada, faz parte de um processo
que exige a constante intermediação de um agente transformador que vai através
do professor, orientar os alunos e a comunidade escolar na conscientização e concretização
de novos conceitos e idéias, isto é, vai possibilitar reflexões sobre como
tratar, preservar e perceber a importância do meio ambiente na vida dos seres
humanos.
Dessa forma, segundo os
Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências (p. 35), “é relevante o desenvolvimento
de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o
conhecimento e o ambiente.”
OBJETIVO
GERAL
ü Refletir
sobre as causas e conseqüências do desmatamento partindo da experiência do
aluno em relação ao seu conhecimento sobre meio ambiente, visando orientar e
fornecer subsídios para a realização de uma prática mais condizente com os dias
atuais.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
ü Discutir
sobre a postura dos seres humanos em relação ao meio ambiente;
ü Identificar
ações de preservação do meio ambiente;
ü Caracterizar
causas e conseqüências do desmatamento;
ü Desenvolver
um pensamento crítico acerca dessa
problemática.
METODOLOGIA
De acordo com os PCNs (p.
34), “em Ciências Naturais são procedimentos fundamentais aqueles que permitem
a investigação, a comunicação e o debate de fatos e idéias.”
Diante dessa afirmação, para
o desenvolvimento desse projeto serão utilizadas as seguintes metodologias:
v Conversa
informal com os alunos (conhecimentos prévios);
v Observações
e investigações;
v Resolução
de situações problemas;
v Produção
de gráfico;
v Leitura
diversificada (histórias, contos, poesia e jornal);
v Produção
textual individual e em grupo;
v Desenho,
música e dramatização;
v Confecção
de cartazes, painéis e máscaras;
v Relatos
orais;
v Pesquisas
em livros, revistas, jornais e na internet;
v Passeio
ecológico (visita ao entorno da escola);
v Exposição
dos trabalhos no pátio da escola.
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS
PORTUGUÊS – Leitura, escrita e gêneros
textuais.
MATEMÁTICA – Pesquisa sobre dados
estatísticos do desmatamento no Brasil, construção e análise de gráficos.
HISTÓRIA – Origem das serrarias no município
de Una, origem e atuação da Reserva Biológica de Una (REBIO-UNA) e do IBAMA.
GEOGRAFIA – O Desmatamento em nosso
município, Mapa da vegetação no Brasil, A Mata Atlântica na Bahia, Mata Siliar,
Localização da Reserva Biológica de Una, Clima de Una.
CIÊNCIAS – Biodiversidade existente na
REBIO-UNA (fauna e flora), Animais em extinção, Aquecimento Global e Estações
do ano.
ARTE - Montagem de painéis com gravuras,
confecção de mascaras de animais em extinção e dramatização.
CULMINÂNCIA
·
Dramatização;
·
Exposição dos trabalhos realizados.
AVALIAÇÃO
Segundo os PCNs (p. 36), “...
a avaliação deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos alunos com
relação à aprendizagem de conceitos, de procedimentos e de atitudes.” Sendo
assim, a avaliação será realizada no decorrer das atividades propostas, através
da observação do aluno, de suas ações e das idéias que ele expressa durante a
realização das tarefas.
CRONOGRAMA
Mês
|
Julho
|
Agosto
|
Setembro
|
Elaboração
|
X
|
|
|
Período
|
|
X
|
X
|
Execução
|
|
4 semanas/
3 dias por semana
|
4 semanas/
3 dias por semana
|
Avaliação
|
|
X
|
X
|
Apresentação
dos resultados
|
|
|
X
|
Esta muito bom, mas necessitando de mais desenvovimento
ResponderExcluirEsta muito bom, mas necessitando de mais desenvovimento
ResponderExcluire vc não como letras. olhe bem.
ExcluirMuito bom bom esse projeto me ajudou muito!
ResponderExcluir