Projeto: História local dos
afro-descendentes
Introdução
A importância de se estudar a história de africanos e de afro-descendentes está relacionada às profundas relações que guardamos com a África. No geral, somos frutos dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus, africanos e outros.
Entendemos que história do Brasil e história da África estão
intimamente relacionadas, cabendo ao professor ampliar a discussão sobre, por
exemplo, a escravidão, introduzindo elementos da história dos africanos, de sua
cultura e não tratá-los como simples mercadoria que enriquecia europeus e
tiveram seu trabalho explorado à exaustão no Brasil antes e após a
independência política.
Nessa perspectiva, não podemos tratar a questão africana apenas do ponto de vista da escravidão, como se fosse uma questão isolada e superada pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Um ponto de partida para ampliar nossa visão e tentar superar as visões estereotipadas sobre o tema é procurar recuperar os elementos da resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também no tempo presente.
Nessa perspectiva, não podemos tratar a questão africana apenas do ponto de vista da escravidão, como se fosse uma questão isolada e superada pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Um ponto de partida para ampliar nossa visão e tentar superar as visões estereotipadas sobre o tema é procurar recuperar os elementos da resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também no tempo presente.
Objetivos:
Estabelecer relações entre passado e presente, discutindo mudanças e permanências nas relações sociais.
Estabelecer uma ponte entre o conteúdo estudado e sua vida
cotidiana por meio de estudos da história local.
Compreender e valorizar elementos das culturas africanas e de afro
descendência.
Ampliar o conceito de cidadania, discutindo questões como respeito à diversidade, religiosidade e sincretismo, preconceito, direitos, inclusão.
Ampliar o conceito de cidadania, discutindo questões como respeito à diversidade, religiosidade e sincretismo, preconceito, direitos, inclusão.
Desenvolvimento
1ª. Etapa
Comece o trabalho explorando com os alunos os elementos da história africana e/ou da presença africana na História do Brasil que eles já tenham estudado. Procure levantar os conhecimentos dos alunos acerca das relações sociais estabelecidas, das visões que foram construídas sobre africanos e afro-descendentes no Brasil, sobre a cultura africana e/ou a mescla de culturas que se convencionou chamar "cultura brasileira" com forte influência de elementos africanos. É possível que surjam respostas que remetam a determinados assuntos como alimentação, música, dança, lutas e religiosidade. Se não surgirem, instigue-os a refletir sobre a presença ou ausência desses elementos no modo de vida deles.
Após essa conversa inicial, convide os alunos para explorar o site www.acordacultura.org.br,
que mostra informações sobre a cultura negra africana em forma de jogos, livros
animados, vídeos, músicas e textos. Dica: veja textos sobre a importância da
cultura negra na coluna da esquerda da página inicial - "valores
civilizatórios".
A exploração do site é apenas um ponto de partida para a discussão
que poderá ser fundamentada em conhecimentos anteriores dos alunos, de acordo
com os conteúdos previstos no currículo de História, como:
- História da África, incluindo elementos da cultura e
religiosidade etc. (o período variando de acordo com o ano/série dos alunos).
- Escravidão no
Período Colonial e/ou no Período do Império. As lutas e as formas de
resistência, e elementos da cultura trazida pelos africanos.
Proponha aos alunos um trabalho de investigação da presença da
cultura negra na localidade e das relações sociais estabelecidas entre os
diferentes grupos étnicos, por meio de entrevistas. O objetivo é fazer com que
os alunos percebam as relações entre o passado (os conteúdos estudados em
História) e o tempo presente, observando as mudanças e permanências nas
relações estabelecidas entre os diferentes grupos étnicos e da situação dos
afro-descendentes na sociedade brasileira. Essas pesquisas podem ser incluídas
em um blog produzido pela classe. Será um espaço de debate virtual em que os
alunos da escola e os moradores da comunidade local poderão trocar idéias sobre
o assunto.
2ª etapa
Agora é o momento de planejar as entrevistas. Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e faça a mediação dos seguintes pontos:
- O levantamento de afro-descendentes que sejam moradores antigos
da localidade para serem entrevistados.
- Combinar com os alunos se as entrevistas serão realizadas na
escola ou na casa dos entrevistados.
- Elaborar as questões que serão feitas aos entrevistados. Exemplos
de coleta de bons depoimentos podem ser encontrados no portal do Museu da
Pessoa (www.museudapessoa.net).
O questionário deverá ter:
Nome; idade; há quanto tempo mora na localidade; Profissão, atividades que exerceu e Religião. O lazer no passado e no presente. Os tipos de música e de dança preferidos do passado e do presente. Se sofre ou já sofreu discriminação por ser afro-descendente. Participa de organizações como clubes, associações de moradores, ONGs que lutem pela defesa dos direitos dos afro-descendentes? Outras questões sugeridas pelos alunos a partir dos estudos realizados.
- A definição das formas de registro da entrevista
- Reforçar com os alunos a importância do respeito aos
entrevistados.
- O estabelecimento de uma data para que os materiais coletados sejam levados para a classe.
- O estabelecimento de uma data para que os materiais coletados sejam levados para a classe.
3ª. Etapa
Os grupos de alunos deverão realizar as seguintes atividades:
- Entrar em contato com os moradores escolhidos, explicando o
objetivo da entrevista.
- Gravar as entrevistas com equipamentos de áudio (gravadores, mp3 player etc.).
-Pedir permissão para fotografar os entrevistados.
- Gravar as entrevistas com equipamentos de áudio (gravadores, mp3 player etc.).
-Pedir permissão para fotografar os entrevistados.
- Perguntar se eles possuem fotos antigas ou outros objetos e se
permitem que eles sejam fotografados para compor o trabalho final.
No retorno do trabalho, em sala de aula, você deverá mediar a
socialização das experiências de cada grupo por meio da discussão:
- Como se deu a interação com os entrevistados.
- Quais foram as informações obtidas.
- As semelhanças e diferenças entre as respostas dos entrevistados.
4ª. Etapa
A partir das entrevistas e dos materiais coletados, é possível recuperar um pouco da história das relações sociais na localidade, da presença (ou não) de discriminação de afro-descendentes e de elementos da cultura de origem africana.
O material coletado pode ser organizado:
- Em um painel com fotos e informações escritas;
- Elaboração coletiva de um blog que poderá conter as gravações das
entrevistas, depoimentos de alunos sobre o tema, mudanças e permanências nas
relações sociais na localidade, espaço para postagem de sugestões sobre as
formas de combate ao preconceito e à discriminação racial;
Material necessário
Câmeras fotográficas, gravadores ou mp3 player, computador com acesso à internet.
Tempo estimado
Seis aulas de 50 minutos cada e atividades extra-classe em prazo a ser definido pelo professor.
Avaliação
Os pontos que deverão ser avaliados são:
- Envolvimento e participação dos alunos nas discussões em grupos;
- Pertinência das informações e dos materiais coletados;
- Organização e clareza das
informações no painel, nos textos e áudios postados no blog.
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