terça-feira, 26 de junho de 2012

Projeto de intervenção: TEMA: Meio Ambiente




TÍTULO: Desmatamento: “Uma ação humana”.

JUSTIFICATIVA

Em virtude ao descaso que a natureza é submetida, devido à ação devastadora do ser humano através do desmatamento, causando assim, um desequilíbrio ambiental, é que este trabalho visa orientar e fornecer subsídios para a realização de uma prática mais condizente com os dias atuais, apresentando situações que permita aos discentes uma reflexão sobre as consequências dessas ações em relação ao meio ambiente.
Diante desse problema, a escola por ser um local em que a educação é sistematizada, faz parte de um processo que exige a constante intermediação de um agente transformador que vai através do professor, orientar os alunos e a comunidade escolar na conscientização e concretização de novos conceitos e idéias, isto é, vai possibilitar reflexões sobre como tratar, preservar e perceber a importância do meio ambiente na vida dos seres humanos.
Dessa forma, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências (p. 35), “é relevante o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente.”

OBJETIVO GERAL

ü    Refletir sobre as causas e conseqüências do desmatamento partindo da experiência do aluno em relação ao seu conhecimento sobre meio ambiente, visando orientar e fornecer subsídios para a realização de uma prática mais condizente com os dias atuais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü    Discutir sobre a postura dos seres humanos em relação ao meio ambiente;
ü    Identificar ações de preservação do meio ambiente;
ü    Caracterizar causas e conseqüências do desmatamento;
ü    Desenvolver um  pensamento crítico acerca dessa problemática.

METODOLOGIA

De acordo com os PCNs (p. 34), “em Ciências Naturais são procedimentos fundamentais aqueles que permitem a investigação, a comunicação e o debate de fatos e idéias.”
Diante dessa afirmação, para o desenvolvimento desse projeto serão utilizadas as seguintes metodologias:   
v    Conversa informal com os alunos (conhecimentos prévios);
v    Observações e investigações;
v    Resolução de situações problemas;
v    Produção de gráfico;
v    Leitura diversificada (histórias, contos, poesia e jornal);
v    Produção textual individual e em grupo;
v    Desenho, música e dramatização;
v    Confecção de cartazes, painéis e máscaras;
v    Relatos orais;
v    Pesquisas em livros, revistas, jornais e na internet;
v    Passeio ecológico (visita ao entorno da escola);
v    Exposição dos trabalhos no pátio da escola.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

PORTUGUÊS – Leitura, escrita e gêneros textuais.

MATEMÁTICA – Pesquisa sobre dados estatísticos do desmatamento no Brasil, construção e análise de gráficos.

HISTÓRIA – Origem das serrarias no município de Una, origem e atuação da Reserva Biológica de Una (REBIO-UNA) e do IBAMA.

GEOGRAFIA – O Desmatamento em nosso município, Mapa da vegetação no Brasil, A Mata Atlântica na Bahia, Mata Siliar, Localização da Reserva Biológica de Una, Clima de Una.

CIÊNCIAS – Biodiversidade existente na REBIO-UNA (fauna e flora), Animais em extinção, Aquecimento Global e Estações do ano.

ARTE - Montagem de painéis com gravuras, confecção de mascaras de animais em extinção e dramatização.

CULMINÂNCIA

·         Dramatização;
·         Exposição dos trabalhos realizados.

AVALIAÇÃO

Segundo os PCNs (p. 36), “... a avaliação deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos alunos com relação à aprendizagem de conceitos, de procedimentos e de atitudes.” Sendo assim, a avaliação será realizada no decorrer das atividades propostas, através da observação do aluno, de suas ações e das idéias que ele expressa durante a realização das tarefas.

CRONOGRAMA


Mês

Julho

Agosto

Setembro

Elaboração

X




Período


X

X

Execução


4 semanas/
3 dias por semana
4 semanas/
3 dias por semana

Avaliação



X

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Apresentação dos resultados



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